quinta-feira, novembro 24, 2011


É COM MUITA SATISFAÇÃO QUE RECEBEMOS EM PRIMEIRA MÃO DIRETO DA VINICOLA O PREMIADO:

Pinot Noir da Quinta da Neve entre os melhores do mundo- R$ 79,00

Para decifrar as várias facetas da uva Pinot Noir, o conceituado jornalista Jorge Lucki reuniu 27 dos melhores Pinot Noir de todo o mundo disponíveis no mercado brasileiro e fez uma prova “as cegas”, ou seja, com os rótulos cobertos para não se identificar nenhuma garrafa.

Da prova participaram vinhos representando todos países do mundo que plantam esta cepa que é considerada uma das mais difíceis de cultivar e de fazer a vinificação. Do Brasil, Jorge Lucki escolheu apenas o Pinot Noir da Quinta da Neve, de São Joaquim, considerado por muitos enólogos, enófilos e apreciadores como o melhor desta cepa já produzido no país.

Pois o Quinta da Neve ficou na frente de vinhos da Borgonha, da Nova Zelândia , da Califórnia e dos países do primeiro mundo. Entre todos os 27 vinhos selecionados, o Quinta da Neve ficou na sexta colocação em números de pontos, com um total de 83 pontos.
REGIÃO: São Joaquim – Vila Lomba Seca – vinhedos a 1.200 metros de altitude
COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 100% Pinot Noir
GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 12,2° GL
CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS: A região é caracterizada por verões amenos, com chuvas esparsas, invernos rigorosos e secos, outono seco, propiciando boa maturação e primavera com risco de geadas tardias.
CARACTERÍSTICAS DO SOLO: Franco argiloso, com afloramento de rochas e de boa drenagem.
ELABORAÇÃO: Uvas colhidas no ponto ótimo de maturação com desengace total, seleção de bagas, adição de leveduras selecionadas e controle de fermentação (20 – 30°c). Condução de fermentação maloláctica e amadurecimento em barricas de carvalho francês de 2º ano. Engarrafamento.
AMADURECIMENTO: 12 meses em barricas de carvalho francês de 2º ano.
ESTIMATIVA DE GUARDA: 5 anos
CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTICAS: Granada cristalino. Expressa com delicadeza framboesas e morangos silvestres, violeta e notas minerais. Sedoso em boca, textura de extrema elegância, num caráter bem borgonhês.
CARTA DE VINHO SINTÉTICA: Expressa com delicadeza, frutas vermelhas silvestres, violeta e notas minerais. Sedoso, fresco e muito prazeroso.
DIRETRIZES ENOGASTRONÔMICAS: Saumon uni-lateral (Salmão rapidamente grelhado somente do lado da pele e servido com redução de pinot e mini-legumes no vapor); Perdiz à caçadora (Estufada com vinho, cogumelos silvestres, ervas e especiarias); Pappardelle ao ragù de codornas.
TEMPERATURA DE SERVIÇO: 14-16°C

Nenhum comentário:

Postar um comentário